segunda-feira, 1 de abril de 2013

Ler faz bem para você


Por Chirley Santana / Foto: freepik.com

Nada como um dia pós o outro para organizar a vida, certo! Então, este ano no lugar de comprar novos livros resolvi ler os que tenho. A maioria deles li há muito tempo e merecem ser relidos. Até porque a nova leitura não será a mesma de antes. Eu não sou a mesma... risos.

A forma que vemos e aproveitamos a leitura é diferente, sim. Temos outra visão de mundo. Nossos gostos podem ter mudado. O que era uma boa leitura para você pode ser que neste exato momento não seja mais. Ou vice-versa.

Eu leio de tudo e mais um pouco. Têm períodos e fases sobre determinados temas. Mas quando fico interessada por um título específico, antes de comprá-lo ou retirá-lo da biblioteca, na verdade, preciso ficar apaixonada. Preciso experimentar.

Assim, leio a contracapa. Vejo quem é o autor, as informações que constam nas orelhas do livro. E quando não estou convencida, dou uma espiada na introdução e até nos primeiros capítulos. Quando é ficção prefiro os autores que sabem usar a linguagem com maestria. Aqueles que consegue provocar sensações e o desejo de “devorar” cada página intensamente.

Esta hora você deve estar se perguntando se eu li a Triologia 50 Tons de Cinza, de E L James. Afinal é o livro da moda, e deixou nós mulheres mais que apaixonadas pelo Christian Grey. Bem, confesso que devorei quase os três em poucas semanas... risos Mas sei lá o porque não consegui concluir o último. Acho que talvez seja devido à impressão de vazio que geralmente sinto ao terminar a leitura de um livro. Aí, ainda não tomei coragem de ler as últimas páginas.

Um escritor que sou mais que apaixonada, desde a faculdade, é Sidney Sheldon. Perdi as contas de quantos livros dele eu “devorei”. Outra que descobri alguns anos, e que também provocou grande paixão, é Marian Keyes.

Ela é uma autora que consegue fazer a emoção fluir. Você chora, você ri, você fica histérica, você vive todas os sentimentos com cada personagem que é incluído divinamente na trama. O que vale pena é ler o que faz bem para você.

É ler o que permite viajar sem mesmo sair de dentro de casa e muito menos fazer você se dar conta de quanto tempo está imersa em cada linha de uma narração. Reserve pelo menos 15 minutos de seu dia para ler 3, 4, 5 páginas. Não importa a quantidade, simplesmente leia.

Em um período de um ano você terá lido 1.095 páginas, ou em torno de 7 livros de 150 páginas. Eu já comecei. Estou relendo “Quem tem medo de escuro?” de Sidney Sheldon. E você?

Bjs da Chirley

Nenhum comentário:

Postar um comentário